sábado, 26 de fevereiro de 2011

Contexto Histórico - Introdução

Introdução

A idéia da realização desse trabalho de pesquisa surgiu desde quando cursava graduação em Geografia pela UEPB, quando, à época, fui instigado por um forte desejo de conhecer e investigar a fundo a história do município de Pilões, terra a qual adotei, visando resgatar todo o processo histórico e cultural do município de Pilões-PB, em reconhecimento à relevância dessa pesquisa para os filhos da terra, como fonte de expressão de valores da nossa sociedade.

Trata-se de um trabalho inacabado, cuja intenção é reconstituir a história do município dentro do contexto histórico vivenciado pelos primeiros missionários da Assembleia de Deus no município de Pilões, para que os crentes dos últimos dias, conhecendo a história de lutas e vitórias dos precursores do evangelho neste município sejam impactados, motivados e encorajados da mesma coragem que os motivaram.

Para se constituir um resgate do processo histórico e cultural do Município de Pilões-PB, se faz necessário voltarmos na linha do tempo para que possamos discorrer com precisão sobre os registros existentes acerca dessa história. A cidade de Pilões, surgiu em consequência da influência comercial da cidade de Mamanguape. Data de 1716 a doação de uma sesmaria de nove léguas pelo rio Araçagi-Mirim, começando na barra do rio Araçagi Grande até encontrar as terras do Curimataú. Não se sabe ao certo quem lançou o marco do primeiro povoado.

Segundo os mais antigos, teriam sido membros das famílias Arouxas e Abreus, porém, nada ficou registrado que comprove que sejam estes os patriarcas históricos do município de Pilões. Em 1815, com a criação do município de Areia, Pilões teve seu território anexado ao novo município. Na segunda década do século XIX o povoado começou a se expandir, e, em 1818.

Nessa época surgem os primeiros nomes que se inseriram no cenário histórico como sendo os pioneiros na colonização de Pilões, foram eles: João Crisóstomo, Antonio José da Cunha, José Leandro Correia da Costa (português), Rufo Correia Lima e José Tavares Adão (português) quase todos procedentes de Mamanguape. A corografia da Província da Paraíba do Norte, de Beaurepaire Roham, em 1860, versando sobre Areia, menciona Pilões como seu distrito, já possuindo uma capela, que teria sido a sua primeira construção. Mais tarde, Padre Ibiapina lhe deu consistência, tornando-se a matriz da freguesia criada em 1876.

Nenhum comentário:

Postar um comentário